Close

O paciente sempre “dorme” com a anestesia?

Você já se perguntou se o paciente sempre “dorme” com a anestesia? A resposta é: depende do tipo de anestesia utilizada!
Embora a maioria das pessoas associe a anestesia à perda da consciência, nem todos os tipos levam o paciente a um estado de sono profundo.
Os avanços da medicina possibilitam diferentes abordagens para garantir o conforto e a segurança se adaptando as necessidades de cada caso. Desse modo, existem diferentes tipos de anestesia que são escolhidos de acordo com o procedimento cirúrgico e as necessidades do paciente.
Continue a leitura e conheça os principais tipos e sua abordagem:
Na anestesia local, onde é anestesiada apenas uma parte do corpo, o paciente permanece totalmente acordado e consciente. Utilizada em suturas ou procedimentos cirúrgicos pequenos.
Nos casos da anestesia regional, como a raquianestesia ou a peridural,​ o paciente recebe uma sedação associada que varia de intensidade, podendo ser leve, moderada ou profunda. Esse tipo de anestesia é comumente usada em partos, onde a gestante pode participar ativamente de todo o processo.
E por fim, na anestesia geral, o paciente “dorme” completamente e fica inconsciente durante todo o procedimento. Sendo usada em cirurgias mais extensas e complexas.
A decisão sobre qual tipo de anestesia e sedação depende do tipo de procedimento, das necessidades do paciente e, claro, da avaliação do anestesiologista.
Por isso, é imprescindível comparecer a consulta pré-anestésica para sanar todas as dúvidas e saber o que esperar durante o procedimento.