Close

Anestesia para cirurgias plásticas

A anestesia é um dos aspectos que mais geram dúvidas entre pacientes que serão submetidos ou têm o desejo de realizar algum tipo de cirurgia plástica.
Antes da cirurgia é imprescindível que todas as dúvidas dos pacientes sobre a realização do procedimento e como funciona a anestesia em cirurgias plásticas sejam previamente esclarecidas pelo cirurgião e pelo anestesiologista.

Basicamente, são três tipos de anestesias que são utilizadas dependendo da cirurgia plástica, parte do corpo a ser operada e condição geral de saúde do paciente. São elas:

Anestesia geral,
Regional (raquianestesia ou peridural) e a
Local.

A Anestesia Geral– aplicada a cirurgias maiores e mais complexas, ou em cirurgias menores mas que o local abordado exige uma anestesia mais profunda. O paciente é sedado e perde a consciência durante todo o procedimento, permitindo uma cirurgia tranquila e sem causar desconforto ao paciente. Ex: mamoplastia redutora, rinoplastia, lifting facial.

A Regional- É indicada para cirurgias realizadas em áreas específicas do corpo. O objetivo é bloquear a dor na região submetida ao procedimento, sendo geralmente associada a sedação ou anestesia geral, a depender da proposta cirúrgica. Ex: abdominoplastia, lipoaspiração.

A Local- é aplicada diretamente na area onde será realizada a cirurgia. É utilizada em pequenas cirurgias ou procedimentos cirúrgicos. É possível associar a anestesia local com sedação para deixar o paciente mais tranquilo e sem dor. Ex: retirada de pequenos tumores de pele, correção de cicatrizes.